EDIFICANDO UM LAR NO TEMOR DO SENHOR

sábado, 22 de janeiro de 2011

Quais as bases de um relacionamento verdadeiro?

Hoje eu encontrei algo que havia anotado, não sei onde nem quem falava sobre isso, mas fiquei surpreso com a importância do assunto. Falava de algumas bases para um relacionamento verdadeiro. Veja ai as minhas anotações e reflita sobre elas em sua maneira de relacionar-se com as pessoas da sua vida:

Vontade de estar junto - Há a vontade de estar junto, o prazer de se encontrar, a saudade e a vontade de reencontrar. O que vê, o que fala, o que sente, tudo é importante. Uma base fundamental para um relacionamento é a vontade de ter essa pessoa ao seu lado. E esse prazer é como uma plantinha que precisa ser regada todos os dias. Você deve alimentar seu relacionamento investindo em momentos que gerem sempre a vontade de estar juntos. O prazer num relacionamento é responsabilidade das duas partes.

Respeito - Respeitando e sendo respeitado. Seja qual for o relacionamento que tem com uma pessoa ou com algumas pessoas, respeite sempre. Respeitar inclui idéias diferentes, tempo diferente, capacidades, habilidades e visão diferentes, etc...
Existe relacionamento enquanto existe o respeito.

Compartilhar experiências - Ninguém só contribui, ninguém só recebe. Todos dão e recebem. Todos podem trazer suas experiências e compartilhar e é assim o relacionamento sadio, um compartilhando com o outro suas vitórias e perdas, sonhos, caminhada, frustrações e conquistas.

Perdão - Não será uma nem duas as vezes que haverá a necessidade de perdoar. Os discípulos queriam saber de Jesus qual o limite para o perdão. Ficam impressionados com a resposta: "setenta vezes sete" - esse era uma maneira de Jesus dizer que o perdão deve acontecer sempre. A missão de Jesus se resume em perdão. O perdão libera quem te fez mal, mas o maior benefício é sempre pra quem perdoa. Uma das ultimas palavras de Jesus na cruz é o perdão... Ele nos ensinou na oração do Pai Nosso. Perdoar e ser perdoado é necessário num relacionamento porque todos erramos.

Confiança - Como pode haver relacionamento se não há confiança. Como pode haver vida junto, trabalho junto, caminhada junta se um desconfia do outro. A desconfiança faz o relacionamento que era pra ser um berço de paz tornar-se em um lugar conflituoso, ansioso, doente. Onde um adoece o outro e os dois vão morrendo. Se decidir se relacionar, seja de que maneira for, saiba que só existe felicidade quando o relacionamento está fundamentado na confiança.

Reciprocidade - Não existe um relacionamento sadio e que valha a pena quando o respeito, a confiança, o compartilhar e a vontade de estar junto acontece apenas de um lado. Ninguém pode amar pelos dois. ninguém é feliz assim...

Assim é na familia;
Assim é no casamento;
Assim é com os amigos;
Assim é no trabalho;
Assim é na Igreja;
assim é na vida.

Com carinho

Mauricio Baniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário