EDIFICANDO UM LAR NO TEMOR DO SENHOR

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Crescimento Espiritual.


Os três estágios do processo de crescimento espiritual
  1. a criancinha espiritual;   2. o jovem espiritual;     3. o adulto espiritual.
A criancinha espiritual: é controlado pela lei da carne; é uma pessoa sem lei; só faz aquilo que sente vontade de fazer; não consegue controlar o seu gênio. Como criancinha espiritual somente poderá crescer e ser um adulto espiritual, se tiver uma vida de oração e viver corretamente.
O jovem espiritual: é controlado pela lei da mente; obedece a palavra, mas não de coração; faz o que é certo, porque a palavra assim o exige.
O adulto espiritual: é controlado pelo espírito; obedece a lei de Deus por amor a Deus; busca a palavra de Deus antes de qualquer coisa; Ele tem a paz, a  justiça e a alegria que o Espírito Santo concede; possui uma vida plena de oração e adoração a Deus.
O desenvolvimento e crescimento espiritual
O desenvolvimento e crescimento cristão é comparado pela Palavra de Deus, como um edifício, uma luta e um corpo. O edifício de Deus é a comparação dada ao crente espiritual que edifica sobre o fundamento que é Cristo, com sabedoria; pois, nessa construção, há quatro tipos de construtores: o homem sábio; o que não é sábio e o tolo (1 Co 3.12-17). O atleta cristão, (lembramos que a imaturidade é causada por indisciplina ou recusa em disciplinar-se, por parte do crente), o atleta para alcançar o prêmio, precisa de disciplina. O corpo, o crente individualista é egocêntrico;  o corpo que não funciona é uma tragédia, um corpo não cooperativo é um suicídio.
A imaturidade espiritual não é causado pela: falta de dons espirituais: pela falta de cultura; pela falta de um bom doutrinamento. Quais são os sintomas da imaturidade? o egoísmo e a divisão. Os egoístas são criancinhas, seja qual for a sua idade em Cristo; a divisão entre os irmãos, acaba formando partidos - "partidos de Paulo"; "partidos de Apolo"; "partidos de Pedro"; "partidos de Cristo".
Por quem somos guiados?
Muitos crentes em vez de deixarem o Espírito Santo guiar e conduzir a sua vida, ficam correndo para lá e para cá, procurando outras pessoas para lhe dar a resposta que necessitam. Quando na realidade o Espírito Santo é que é o nosso guia.  
"Mas quando vier aquele Espírito da verdade, Ele vos guiará em toda a verdade..." (Jo 16.13).
O Espírito Santo nos guiará em todos os assuntos da vida. Ninguém poderá ser guiado ou orientado, no entanto, sem se colocar nas mão do guia, é necessário colocar-nos nas mãos dEle. O Espírito Santo está habitando em nosso espírito, e Ele é o nosso guia. Amém !

Fonte: Vida Cristã | Leitura: 240

Nenhum comentário:

Postar um comentário