EDIFICANDO UM LAR NO TEMOR DO SENHOR

segunda-feira, 3 de maio de 2010

NOTAS BAIXAS!!




Notas baixas




Final de bimestre, reunião de pais, boletim... Aí começa o pesadelo para aqueles que já sabem do desenrolar da história.
Esta situação já é conhecida e a questão do fracasso escolar é, hoje, muito discutida entre todos os profissionais da área de educação. Por não saber como lidar com o problema, algumas famílias acabam punindo seus filhos sem se dar conta do que pode ser o verdadeiro motivo pelo qual a criança apresenta notas baixas na escola. Quando as reclamações dos professores se repetem anos a fio, é hora de parar para pensar o que pode estar acontecendo com a criança.

Todos os aspectos da reclamação podem ser reflexos de problemas mais sérios. Quando uma criança não tem recursos internos para sozinha lidar com esses problemas, ela acaba desencadeando sintomas que podem surgir através da distração, falta de interesse ou excesso de conversa em sala de aula. Algumas vezes, os sintomas podem também ser físicos, como dor de barriga, dor de cabeça e enjôos, entre outros.

Dentre os problemas mais freqüentes, alguns precisam de atenção especial. São eles:

Dislexia: Dificuldade de origem hereditária. A criança apresenta dificuldade em relacionar o som à palavra ou letra, também confunde direita e esquerda.

Discalculia: Disfunção cerebral que se assemelha à dislexia, afetando a capacidade de classificar os números, bem como fazer operações simples.

Hiperatividade: Caracteriza-se numa dificuldade em manter-se parado e se concentrar em uma única atividade. Este problema pode apresentar outros sintomas e, neste caso, há necessidade de avaliação profissional.

Déficit de atenção: Transtorno neurológico que causa distração, baixa capacidade de concentração, de tolerar frustrações, além de impulsividade. Costuma se associar à hiperatividade.

Existem ainda os fatores que dizem respeito às deficiências do tipo visual, auditivos e motores.

O mais importante é estar sempre atento a todos sinais que a criança der quando algo não estiver a contento.




*Eliane Pisani Leite é Psicóloga, Psicopedagoga e Terapeuta Floral
pisani.leite@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário