EDIFICANDO UM LAR NO TEMOR DO SENHOR

terça-feira, 18 de maio de 2010

Adultos que não querem CRESCER!




Síndrome de Peter Pan. Uma frenética necessidade de se sentir sempre jovem(criança).
Contos de fadas sempre fizeram parte do imaginário colectivo, mas nunca estiveram tão presentes no dia a dia das pessoas. Enquanto algumas mulheres insistem no Complexo de Cinderela, outras tantas estão enfrentando a 
síndrome de Peter Pan, que sempre atingiu mais a homens que mulheres.


Para começar: quem é Peter Pan? O personagem é um rapaz que se recusa a crescer e passa a vida tendo aventuras... A temática da história gira em torno do não crescimento de Peter, que quer ser criança para sempre, afim de evitar as responsabilidades da vida adulta.

Não demorou para os psiquiatras baptizarem este distúrbio como Síndrome de Peter Pan.

O termo começou a ser adoptado pelos especialistas para descrever um adulto que receia os comprometimentos e se recusa a agir conforme sua idade.

Quem vive a realidade da síndrome, foge a qualquer adversidade, não tem capacidade de adaptação, não consegue se casar, e se conseguir, torna-se um péssimo pai ou mãe, chegando a abandonar os filhos, não aguentam trânsito nem excesso de trabalho.

De acordo com o psicólogo americano Dan Kiley, autor do best seller "A Síndrome de Peter Pan e Dilema de Wendy", o problema surge quando a pessoa se recusa a crescer depois de um tempo e vive num mundo de conto de fadas, como se fosse uma eterna criança, fugindo de responsabilidades, querendo ser mais jovem do que realmente é e curtindo a vida, literalmente, numa boa.

"A tal da síndrome realmente parece estar na moda. É só olharmos para o lado vemos tipinhos que agem e se vestem como adolescentes, dedicam horas a academia, adiam o casamento, nunca param num emprego e escondem a idade a sete chaves!", afirma a professora de ensino médio Eliana Nunes, que acredita que este mal acomete tanto a homens quanto a mulheres nos tempos de hoje.

Segundo a psicóloga Esther Villa existe uma grande falta de maturidade nessa turma que insiste em viver na Terra do Nunca "Estas pessoas são desequilibradas emocionalmente porque não aceitam aquilo que é real.

Aqueles que sofrem da síndrome resistem para não se responsabilizar por actos e geralmente têm vínculos passageiros", afirma Esther.
Mas será que este problema é predominantemente masculino? Para a psicóloga atinge na maioria os homens, porém, ela alerta para uma outra atitude comum entre as mulheres.
"O problema da mulher está mais ligado à vaidade. Ela não quer envelhecer. Elas não querem aparentar a idade que têm. E ficam num culto ao corpo sem fim". E completa: "Podemos retardar um pouco o envelhecimento, mas não podemos fugir dele. É inevitável".

Se você não faz parte destas estatísticas, então atenção, porque o excesso de mimo com seu filho pode torná-lo um futuro Peter Pan. "Mães que superprotegem os filhos, mimam e os enchem de cuidados não os deixando ter preocupações e problemas estão criando sim futuras vítimas da síndrome de Peter Pan, conclui Esther.


(Cinthia Dalpino) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário