EDIFICANDO UM LAR NO TEMOR DO SENHOR

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

OS SETE PILARES DE UMA FAMÍLIA

OS SETE PILARES DE UMA FAMÍLIA

Não é difícil encontrar lares cristão totalmente desestruturados. com isso eu não estou querendo dizer que exista lar perfeito, pois basta olharmos para os patriarcas e veremos que também naquelas famílias existiam problemas diversos. Contudo pode existir lar feliz e estruturado sem que ele seja perfeito.


PROVÉRBIOS.9:V1

A sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas.



Aqui Salomão usa uma prosopopéia ou personificação, para mostrar que só com sabedoria e muita graça de Deus, pode-se edificar uma família. Com isso nós poderemos aprender que, para uma casa prevalecer, é preciso que ela esteja bem estruturada sobre colunas resistentes.
Porém, uma casa não se faz apenas com um bom material, é preciso também que haja um bom construtor para uma sólida edificação. Eu não estou falando de qualquer construtor,e sim de um único que pode dar toda sustentação a uma família, DEUS.

Salmos.127:v1. Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não edificar a cidade, em vão vigia a sentinela.

partindo desse princípio, quero lhe falar de sete pilares que poderão edificar sua família.




1. O primeiro pilar, é o pilar do serviço.

Quando toda a família está ocupada na obra de Deus, o lar com certeza tem uma outra estrutura.

Josué. 24:v15....Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.


2. O segundo pilar, é a educação cristã.

Provérbios.22:v6. Ensina a criança no caminho que se deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.

Se você me disser: Meu filho foi criado na igreja. Eu não estou falando de filhos criados na igreja, eu estou falando de filhos EDUCADOS E DISCIPULADOS PELA PALAVRA. A Bíblia não manda você carregar seus filhos para a igreja, ela manda você educar seus filhos pela palavra e para Deus.

Deuteronômio.6:v6-9. Se você observar o v7 ele diz: Tu as encucarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa. Aí a educação começa em casa. (você observou a palavra encucar? E o que ela significa?.
2Timóteo.3:v15. E que desde a infância sabes as sagradas letras..., Isso mostra que, Timóteo não só ia a igreja, mas que sua mãe e sua avó lhe deram uma boa educação cristã pela palavra de Deus.2Timóteo.1:v5


3. O terceiro pilar, é o pilar da sabedoria, tanto do homem como da mulher.

Provérbios.14:v1. A mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola, com as próprias mãos a derruba.
É comum lares totalmente destruídos pela falta de sabedoria tanto do homem como da mulher.
Vou lhe dá um exemplo de um homem tolo que morreu pela sua tolice, porém sua casa foi salva pela sabedoria de sua esposa. 1Samuel.25:1-38.(Nabal)


4. O quarto pilar, é o temor do Senhor.

Salmos.128:v1-4. Observe a estrutura dessa família. (v3) Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos como rebento da oliveira, á roda da tua mesa.
Meu irmão, precisa de mais explicação, e maior alegria que a de ver uma família unida e abençoada como essa? Observe que tudo isso vem, de o homem temer a Deus.


5. O quinto pilar, é o pilar da oração.

Jó.1:v4,5. Jó tinha uma família unida, porque ele orava pelos seus filhos.
O temor de Jó, era que seus filhos viessem a pecar contra Deus.
Quanto tempo de oração você tem feito pelos seu filhos a Deus para que seu lar tenha pilares seguros?
(v5)...:Talvez tenham pecado os meus filhos, e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim fazia Jó continuamente.
Observou o final da frase? É assim que você tem feito pelos seus filhos? Lar sem oração, é lar sem coluna.


6. O sexto pilar, é o pilar da palavra de Deus.

Pois só a palavra pode fazer com que um lar seja bem sucedido.

Josué.1:v8. Não cesses de falar deste livro da lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.
Salmos .1:v1-3


7. O sétimo pilar, é o exemplo de vida dos pais.

Existe pais que querem que seus filhos sejam bons filhos, porém se esquecem que são eles que devem dar o exemplo para ser seguido. Veja o que disse Paulo:2Coríntios.12:v14....Não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos.

Há pais que mentem na frente dos filhos, compram e não pagam, falam mau dos outros, não dão exemplo de cristão detro de casa, tratam mau suas esposas,(o) e diante de tudo isso ainda querem que suas famílias sejam estruturadas. Que legado você dexará para seus filhos depois de sua partida?

O desejo do meu coração é que, sua família esteja edificada em Deus. Procure ver em que tipo de pilar sua casa esta edificada, se há rachaduras; quem foi que edificou sua casa, com que material ela foi edificada, e se você puder fazer um reparo faça isso agora em nome de Jesus. Procure um reconciliação com seus filhos e esposa e aprenda o caminho da oração. Seja um exemplo em tudo.

Não se esqueça. Não existe lar perfeito, mas existe lar feliz e estruturado.

DEUS TI ABENÇOE.
(Pastor José Paulo Amaral)